quarta-feira, 11 de junho de 2014

#VaiTerCopa

Bom, parece que vai ter Copa! Não posso dizer que eu estou super empolgada com a seleção porque eu estaria mentindo, eu sempre me empolguei mais com meu Verdão, mesmo nos momentos mais difíceis (ok, podem fazer piadinhas, eu não ligo!). De qualquer forma eu tenho um carinho especial pelo Felipão e como eu adoro uma bagunça sei que no final irei torcer e me animar como em todas as Copas!

Eu só gostaria que o fato da Copa ser no Brasil me causasse mais empolgação, mas infelizmente quanto a isso já está mais difícil! Estive hoje na Praça da Sé, fui tentar, pela milésima vez dar entrada no meu seguro desemprego, dessa vez não consegui porque cheguei tarde e as senhas já tinham acabado, porque desempregado tem que madrugar na porta do Poupatempo mesmo sem ter certeza se o sistema que é de TOTAL responsabilidade do Ministério do Trabalho (ou seja do governo federal, aquele do partido dos TRABALHADORES, repito!) estará funcionando! Mas, enfim, isso é assunto para um outro post!

O fato é que havia um monte de gringos por lá hoje, tinha até uma bandinha da polícia civil fazendo um showzinho e os mendigos de sempre, é claro! Em outras épocas talvez eu me empolgasse com tudo isso, tá bonito de ver não vou negar, mas hoje meu sentimento foi de profunda tristeza, me deu uma vontade de chorar olhando tudo isso e pensando até quando viveremos assim? Enganados, ignorantes e sendo ignorados, pra quê tanta mentira, tanta ganância? Será que os políticos não tem dó desse povo? E o povo, será que um dia aprenderemos que somos responsáveis pela construção desse país tanto quanto os políticos? Não é apenas nosso voto que precisa ser consciente, todos os atos do nosso dia a dia precisam ser coerentes com o que esperamos de um político, se você fura uma fila, usa o “jeitinho brasileiro” para conseguir o que quer ou cobra mais caro de um gringo pelos seus produtos só porque é Copa, me desculpe, mas você é igual a eles.

E essas greves no meio da Copa? Sinceramente, eu concordo que a gente tenha que protestar contra a corrupção, contra os gastos abusivos com a Copa, por melhores condições do serviço de saúde, mas fazer greves e manifestações agora, prejudicando o direito a diversão de centenas de gringos que não tem culpa nenhuma dos erros dos nossos governantes, é se igualar aos políticos que só fazem melhorias em época de eleição e isso eu sou contra!

O que eu quero é um país onde todas as pessoas sejam bem informadas, onde todos os eleitores, dos mais pobres aos mais ricos não sejam enganados por falsas promessas e campanhas de marketing, um país onde o povo seja ouvido, onde um povo não precise de “movimentos sociais” pra protestar, um país unido por um único ideal e onde haja mais amor e menos ganância. 

Mas o que eu mais quero hoje é saber que eu faço parte de uma nação de gente bem educada, eu não quero nunca mais ouvir falar em “lei de Gerson” ou “jeitinho brasileiro”, eu quero que os gringos achem as nossas mulheres lindas e sensuais, mas que merecem respeito como qualquer outra. Eu quero que os gringos saibam dos nossos problemas sim e que eles saibam que somos um povo feliz, mas que não estamos dormindo, que sabemos lutar por nossos direitos e acima de tudo que eles se sintam acolhidos, que eles sejam bem vindos e que voltem sempre!

E que venha a Copa! Ou em bom portunhol, que venga la “Cuepa”!



Nenhum comentário:

Postar um comentário