terça-feira, 3 de novembro de 2015

O Choro é Realmente Livre

Muita gente tem elogiado o programa Master Chef Jr, pelo talento surpreendente das crianças na cozinha, claro, mas principalmente pela espontaneidade e cumplicidade entre elas, por mais que elas sejam competidoras entre si, elas se ajudam, trocam dicas, alimentos, etc. Vejo muita gente se questionando porque perdemos isso tudo quando nos tornamos adultos, sobretudo a capacidade de se colocar no lugar do outro e de sentir suas dores, eu concordo, não deveríamos mudar isso nunca em nossas vidas. 

Mas tem uma outra característica das crianças que, particularmente, tem me chamado a atenção, o choro. As crianças choram muito fácil, choram porque acham que não conseguirão finalizar o prato a tempo, choram porque acreditam que não realizaram a tarefa do jeito correto, porque seu prato está feio, etc, e todo mundo acha fofo, não é mesmo? Então porque na edição dos adultos quando os participantes choravam, quase que pelos mesmos motivos, todo mundo dizia que era frescura? Porque perdemos nossa capacidade de chorar? Ou pior, porque reprimimos  tanto nosso choro? 


Me lembro que uma vez, quando criança, devia estar na primeira série do ensino fundamental, estava chorando por ter feito alguma coisa errada na minha lição e uma professora me disse que se chorar resolvesse algum problema os adultos estariam todos chorando, sempre achei que isso tinha me ajudado a me tornar um adulto mais forte e que isso era uma coisa boa, mas hoje eu penso que não, porque isso me fez reprimir tantas lágrimas por medo de ser considerada fraca ou fresca. Besteira, pura baboseira da sociedade. 

Por isso que hoje eu sou a favor do choro livre, seja você homem, mulher, transsexual, não importa, se der vontade de chorar, chore, chore mesmo, como diriam os menudos (só entende quem tem mais de 30!), não se reprima. Chore de raiva do chefe, chore porque aquele cara com quem você estava adorando sair não quer mais sair com você, chore porque o pneu furou, porque seu time perdeu, porque seu time ganhou, porque o arroz queimou, porque a novela te emocionou, porque te deu vontade, simplesmente chore, porque ao contrário do que eu sempre pensei chorar não é sinal de fraqueza, chorar pode até parecer que não resolve nossos problemas, mas relaxa, alivia o estresse e te faz olhar para você mesmo com mais clareza e quem sabe até enxergar a solução para algum problema que tanto te incomoda (#ficaadica querida professora!).

Portanto, um brinde aos chorões, com muita água pra hidratar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário